A NATUREZA AVISANDO
O ser humano não tem o hábito de ler as mensagens da Natureza.
A Natureza tem nos avisado há tempos que o nosso planeta está se aquecendo além do limite que nos foi permitido.
Não há dúvidas de que o ser humano alcança, sistematicamente, vitórias na saúde, permitindo, por exemplo, que a vida se estenda algumas décadas a mais do que há séculos. Na tecnologia, temos a condição de nos comunicarmos global e instantaneamente, entre outras vertentes da existência humana. Todavia, mesmo com alertas de diversos órgãos, sejam eles governamentais ou particulares, tem-se negligenciado o aviso que o planeta nos faz em relação à mudança climática.
O Partido Capitalista Popular (PCP), embora novo no cenário político nacional, não se furtará a apresentar sua solidariedade ao povo-irmão do estado do Rio Grande do Sul.
Os desastres ambientais ocorridos, não só no território gaúcho, mas em todo o planeta, nos apontam que o Ponto de Equilíbrio da Natureza é hoje, sem dúvida, hostil. Quem não estiver atento a esse fato passará à história, se esta ainda existir, como aquele que careceu de observação à realidade da mudança climática.
Hoje, não se deve apontar responsabilidades àqueles que negligenciaram os alertas dados, mas sim somar esforços entre os governos municipais, estadual e federal para, de forma primária, salvar vidas e, em um momento não distante, reconstruir mais de 340 cidades gaúchas afetadas pelas águas, algumas, lamentavelmente, em sua totalidade arrasadas.
O PCP lamenta que haja pessoas se aproveitando deste momento e, ao invés de colaborarem com o salvamento e a reconstrução, apontem eventuais equívocos existentes. Esquecem que só erra aquele que faz; quem não faz não erra. Será difícil compreender?
Devemos ter absoluta atenção, pois enquanto os governos, em todo o planeta, não tomarem consciência de que o clima está se elevando a um ponto sem retorno, a solução — melhor dizendo, a salvação global — não ocorrerá.
Há inúmeras metas a serem atingidas pelo PCP. Dentre estas, a luta em proteção ao meio ambiente é de importância ímpar e deve ser lado a lado, jamais priorizando, as demais causas que, conjuntamente, são necessárias para que não haja harmonia para o mundo, garantindo a proteção das gerações vindouras.
Como sugestão, o PCP faz a seguinte análise: há no Brasil 5.570 municípios. Se pelo menos 5.000 doassem ao governo gaúcho R$ 10.000,00, teríamos uma colaboração de R$ 50.000.000,00. Isso não resolveria a totalidade do problema que se nos coloca sobre a mesa, mas daria uma grande ajuda ao que já está sendo concretizado.
O Partido Capitalista Popular se coloca à disposição, dentro de suas possibilidades, dos governos municipais, estadual e federal para colaborar, deixando claro que participará ativamente da reconstrução do Rio Grande do Sul.
Campello de Oliveira
Vice-presidente Jurídico do Partido Capitalista Popular – PCP
Agenor Candido
Presidente Nacional do Partido Capitalista Popular – PCP