ATA DA ASSEMBLEIA GERAL DE FUNDAÇÃO


Aos 24 dias do mês de julho do ano de dois mil e vinte e três, na cidade do Rio de Janeiro – RJ, às 19 horas, na Avenida Presidente Vargas, número 446, sala 1204.

Reuniram-se os membros fundadores do Partido Capitalista Popular – PCP, em sua sede provisória, doravante denominado simplesmente PCP. Os presentes, conforme consta na “Lista de Presença em Anexo”, foram devidamente qualificados e assinaram a lista. Os eleitos também rubricaram esta ata de fundação e de eleição.

Elegeu-se o Sr. Dorvane Nobrega para presidir esta Assembleia, e eu, Sr. Leandro Barbosa do Espírito Santo, fui escolhido para secretariá-la. O objetivo foi deliberar sobre as seguintes questões: discussão do estatuto da instituição, denominação do partido e sua sigla, projeto político de nação que trata da reorganização da estrutura institucional federal, autorização ou não para coligações partidárias, autorização ou não para federalizações partidárias, formas de coleta de assinaturas de apoio, pautas pétreas setoriais que o partido defenderá, criação do IEC – Instituto de Estudos Capitalistas, eleição da Comissão Executiva Nacional, entre outros assuntos.

Após a discussão, foi aprovado por unanimidade o Estatuto do PCP, cujo texto segue em anexo. Em seguida, passamos ao processo eleitoral.

ATA DA ELEIÇÃO

Do primeiro mandato de 2023 a 2028

O processo eleitoral foi presidido, por consenso, pelo Sr. José Campello. Com o preenchimento das vagas, foi apresentada uma única chapa, que foi eleita pela maioria dos presentes, conforme segue:

COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL

  • Presidente Nacional: Agenor Candido Gomes
  • Vice-presidente Nacional: Dorvane Nobrega
  • 1º Secretário Nacional: Leandro da Costa do Espírito Santo
  • 2º Secretário Nacional: Bruna Inácio Cobo Cassimiro
  • 1º Tesoureiro Nacional: Eduardo Xavier Bello
  • 2º Tesoureiro Nacional: Felipe Dietrisch

CONSELHO FISCAL

  • 1º Conselheiro: José Campello de Oliveira Junior
  • 2º Conselheiro: Alice Candido Gomes
  • 3º Conselheiro: Alfredo José Menezes de Almeida

Encerrado o processo eleitoral, o presidente desta assembleia desejou sorte aos eleitos, empossando-os e transferindo os trabalhos para o presidente da assembleia de fundação. Esta ata foi assinada pelos eleitos.

Restituída a presidência da Assembleia Geral de Fundação do Partido Capitalista Popular, o Sr. Dorvane Nobrega liberou a palavra e, em seguida, deu posse aos eleitos, determinando ao Secretário Geral que providenciasse o registro dos atos legais para a completa legalização. Eu, Leandro da Costa do Espírito Santo, declaro verdade os fatos aqui transcritos, assinando com os demais presentes e encerrando a reunião.